Para Blogueiras: Um novo ano para o seu Blog

09:17



Oi pessoal resolvi criar mais uma categoria aqui no blog, o Para Blogueiras, basicamente é isso mesmo que você está pensado, são dicas para blogueiras iniciantes ou não para melhorar o seu blog. Eu sempre estou pesquisando por isso, acho que faz parte do serviço de blogueira ( mesmo que você leve isso como um hobby ok). Seja em qualquer ramo da sua vida procurar sempre melhorar é bom, tem uma versão nova e melhorada de você a cada dia. 

Nós estamos no começo de janeiro, o começo de 2017, e todo esse clima de final e inicio de ano nos lembra mudanças e novas metas não é mesmo? Tirar todo o atraso do que não conseguimos cumprir em 2016, amarrar todas as pontas soltas que ficaram até agora e você vem "empurrando com a barriga". Então é disso que vamos falar hoje, sobre a oportunidade de traçar um novo caminho, de reorganizar as interações nas redes sociais e planejamento de todo o conteúdo. 

Tenha uma visão geral 

O primeiro passo ao se começar uma mudança é olhar pra trás e ver como as coisas estão indo até agora. Que tal dar uma olhada no seu Google Analytics e  saber mais sobre os seus leitores, qual as postagens com mais visualização e maior interação. Isso vai te permitir descobrir o que funcionou e o que não funcionou ano passado e do que seu público gosta. Isso permite que você melhore os seus posts e foque no que agrada o seu público.

Mas lembre o blog é seu então não se vive só de estatísticas olhe para o ultimo ano e veja aquela categoria que você amava escrever e que por algum motivo acabou não fazendo mais, hora de recomeçar, e mais além hora de tentar conteúdos novos, coisas que você sempre gostei e antes tinha receio ( ou preguiça) de compartilhar. 

Hora de fazer uma Limpeza 

Não se começa a arrumar o guarda roupa antes de tirar tudo aquilo que você já não usa mais, com o blog é a mesma coisa, agora que você já avaliou o ano anterior é horar de fazer a limpeza, atualizar todas as suas paginas estáticas ( vulgo sobre, contatos, etc. ). Também é importante atualizar conteúdos antigos se algo mudou ( como linkar a part 2 no 1º post). 

O ano virou e é uma ótima hora para atualizar o layout do blog, colocando cores mais suaves e que combinem com suas postagens e com os itens da sua barra lateral. Falando em barra lateral é hora de olhar pra ela e ver o que realmente precisa estar ali, talvez tenha um anúncio que não está te gerando renda nenhuma e nem esta ornando com o seu layout hora de tira-lo. Também é importante destacar as postagens mais vistas seja do conteúdo mensal, ou as mais lidas do blog assim os leitores novos terram a oportunidade de lê-las também ( e cá entre nós se elas estão entre as mais lidas mais chance de outras pessoas quererem saber sobre o mesmo conteúdo também e manter o leitor mais tempo no blog). 

Se você leva o blog profissionalmente é hora de criar um mídia kit ou atualizar o seu, eu recomendo que sempre o atualize mensalmente, assim você sempre estará com informações recentes para seus anunciantes, que terão uma visão mais precisa do retorno que você pode gerar pra eles. 

Outro ponto importante e eu considero um dos mais importantes para blogs é a interação com o público. Se tem algum comentário que não deu conta de responder ano passado hora de fazê-lo. Para evitar perguntas repetidas selecione as que as pessoas mais te fazem e crie uma pagina ou um post de destaque com as perguntas frequentes.

Outra dica bacana é criar um planner para o seu blog, assim você consegue tomar nota de todas as ideias que te para o blog e do que precisa fazer em cada dia.  Você também pode criar uma rotina com o blog, por categoria, como eu vou fazer com essa daqui o para blogueiras sempre irá ao ar nos domingos. 



Criar um foco

O ano novo começou e estabelecer metas é importante, mas de nada adianta escrever os seus sonhos em um papel e não fazer nada para cumpri-los, ou mesmo que você faça você colocou coisas muito grandes lá. Não estamos falando aqui de sonhos ok, nós estamos falando de metas e elas tem que ser reais, alcançáveis, pra mim meta é uma avaliação sobre as conquistas passadas para olhar para o futuro, por exemplo, se eu consegui cinquenta seguidores mês passado, minha meta para este mês é setenta e cinco. Se eu dizer que é mil não adianta será muito difícil alcançar, e não atingi-la me desmotivará. Metas são pra serem atingidas e manterem a motivação sempre em alta. 

Focar também quer dizer focar em um nicho, olhe bem para você e para o seu blog, sobre o que você gosta mesmo de falar, onde está a sua paixão? Escreva sobre isso e exclua todo o conteúdo em que você não está realmente envolvido. 

Recarregue as baterias 

Eu também não poderia deixar de falar aqui pra você recarregar suas próprias baterias, tire uma semana de férias e se encontre com você mesma, relaxe, se a blogueira está exausta e sem criatividade o blog também não flui. Com você relaxada e inspirada todo o trabalho duro com o blog será mais fácil e produtivo.



You Might Also Like

0 comentários

Comenta ai !!